Monday, November 12, 2012

uma visita indejesada...

                                                                                                                            12/11/12
   O dia acabou, e o frio impôs a sua  vontade "nas modas" desta semana. Sentei-me no sofá a enrolar um cigarro, enquanto a televisão vai-me falando da visita da mulher poderosa alemã.

    Mudo de canal, uma e outra vez,  mas...aquela personagem ( e mais umas outras tantas da mesma linha!!!) ocupam as noticias do dia.

    No meu mais profundo silêncio, olho "aquela pessoa" como um cavaleiro qualquer de um Apocalipse económico. Mas, não lhe atribuo mais culpa do que na realidade ela tem. E essa é somente no Presente... Pois a real culpa assenta-se na incompetência e desonestidade de tantos, que num cenário de oportunidades e num pais embriagado pela revolução, "destroçaram" a honestidade política  contra umas "barracas em Camarate" e moldaram este país ao interesse de homens de aventais, senhores de cruzes ao peito e famílias velhas.
    Até formaram políticos de profissão, para não serem atrapalhados pela "experiência" deles.
    Bom, e são esses que "tentam" o discurso patético e de obediência, em torno desta visita, ignorando que é simplesmente insultuoso.
    Penso que tirando a "Dona Branca" Ulrich, ninguém realmente consegue "ter lata" e apontar alguma coisa de positivo nesta visita, nesta mulher e nesta política. Nem mesmo passos coelho, tem "essa lata", e limita-se a ser uma personagem secundaria neste filme, onde aparece repetitivamente (nos vários canais) nervoso há espera da delegação, quase como um sacerdote,  esperava pela inquisição à porta da sua aldeia, para lhes resolver os problemas demoníacos do seu rebanho.
    Mas, a minha gota de agua, foi ter de ouvir a senhora merkel  falar da História Portuguesa , a "incentivar-nos" a coragem Lusitana de outros tempos, a bravura do Portugal de antigamente e como vai ser esse Portugal que vai conseguir "fazer" o que eles nos "pedem".
    passos coelho responde com termos técnicos, taxas e derivações, tudo como um aluno bem comportado que vai ao quadro dizer que a matéria da professora é a melhor.
    CARREGO NO "MUTE" DA TELEVISÃO... Já insultei a minha inteligência o suficiente, mas não mudo de canal, ainda na esperança de conseguir ver algumas noticias, mais á frente. Fico a olhar para aquelas duas personagem, atrás daqueles pequenos palanques, que se mexem num silêncio vazio ( do meu "mute"!) como marionetas de algo bem maior.
    Consigo ver algo de cómico naquilo, naquele cenário e lembro-me de repente de um excerto escrito, do escritor Monteiro Lobato, no Conto negrinha , que imaginei encaixar na perfeição, no movimento de lábios, que o paços coelho, silenciosamente fazia no meu ecrã:

  -"Excelente senhora, a patroa. Gorda, rica, dona do mundo, amimada dos padres, com lugar certo na igreja e camarote de luxo reservado no céu. Entaladas as banhas no trono ( uma cadeira de balanço na sala de jantar), ali bordava, recebia as amigas e o vigário, dando audiências, discutindo o tempo. Uma virtuosa senhora em suma - "dama de grandes virtudes apostólicas, esteio da religião e da moral"."
street art nas paredes da cidade, gritos sociais "pintados

     Estou a ver, o "maleável" ministro Portas a retribuir brevemente a visita diplomática á chanceler. E atrás de dois iguais "pequenos" palanques, no seu discurso estadista, (que tão bem conhecemos!), ele próprio lisonjear a história alemã,  a coragem Germanica de outros tempos , a bravura da Alemanha de antigamente e como vai ser essa Alemanha a conseguir que nós "façamos" o que nos "pedem".

No comments: